(047) 3311-3223      contato@gianegauze.com.br    |   

Quais são as funções da pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano. Reveste e protege nossa estrutura contra fatores externos, como fungos, bactérias, produtos químicos, físicos ou mesmo fatores ambientais, como os efeitos dos raios solares. Mas ainda que seja uma capa protetora, a pele é também uma espécie de esponja que absorve substâncias - tanto que existe a categoria de medicações tópicas que agem internamente. Por isso todo cuidado é pouco, especialmente na infância e na velhice, quando a pele fica um pouco mais fina e tem maior capacidade de absorção.

As camadas da pele

Trata-se de uma barreira de proteção formada por células da epiderme (mais superficial e composta por tecido epitelial) e da derme (mais profunda e composta por tecido conjuntivo.  

Para entender como funciona, a epiderme possui células muito próximas entre si e dependem de tecidos próximos para serem oxigenadas e nutridas. 

Já a derme fica localizada imediatamente sob a epiderme. É um tecido rico em fibras elásticas e colágenas, terminações nervosas, glândulas e, principalmente, vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das epidérmicas. Por falar em células, as principais da derme são os fibroblastos, produtores de fibras que conferem resistência e elasticidade à pele.

Há, ainda, uma terceira camada: a hipoderme. Tecido subcutâneo rico em células adiposas, que armazenam gordura. Essa gordura funciona como um depósito de energia e isolante térmico.

As principais funções

Assim, conhecendo as camadas da pele, podemos elencar suas principais funções: 

  • Barreira com meio externo; 
  • Proteção contra desidratação, radiação UV e traumas mecânicos; 
  • Saída de substâncias tóxicas ao organismo;
  • Regulação da hidratação e da temperatura corporal, além do metabolismo (síntese de vitamina D); 
  • Armazenamento de substâncias (água, açúcares e gorduras); 
  • Fonte de sensibilidade (terminações nervosas para tato, pressão, calor e dor); 
  • Atuação no sistema imunológico. 

Fonte: Medical Site

07 de Novembro de 2019

Agende sua consulta