(047) 3311-3223      contato@gianegauze.com.br    |   

O que é eczema?

O eczema é uma inflamação aguda ou crônica na pele, que possui controle e tratamento. Pode afetar qualquer pessoa, de qualquer idade.

O eczema é classificado de acordo com sua causa, e as mais comuns são:

1.       Dermatite de contato: quando o contato com um agente agressor, que pode ser um tecido sintético, por exemplo, provoca uma reação alérgica.

2.      Dermatite atópica: geralmente de origem alérgica. É mais comum em áreas como dobras de braços e pernas e face.

3.    Eczema ou dermatite numular: normalmente relacionado ao ressecamento excessivo da pele, pelos climas frio ou seco, por exemplo.

4.      Farmacodermia eczematosa: quando o indivíduo ingere um medicamento que provoca uma reação indesejada, como o eczema na pele. 

Sintomas

No primeiro momento, a inflamação pode se manifestar pela presença de manchas vermelhas e coceira intensa. Depois surgem bolhinhas d'água, caracterizando a fase aguda da doença. Na fase crônica, essas bolhinhas estouram e liberam seu conteúdo. Quando secam, formam crostas levando ao aspecto de ressecamento.

Outras manifestações como inchaço, descamação e pequenos caroços avermelhados também são comuns.

Tratamento

O tratamento é determinado pelo dermatologista e depende do tipo e da gravidade da lesão, além da idade da pessoa, mas normalmente consiste na administração de antialérgicos, corticoides tópicos e antibióticos. De forma paralela, também é importante manter a pele hidratada para evitar o ressecamento, um dos maiores fatores de risco para a piora dos sintomas.

Fonte: Medical Site

02 de Julho de 2020

Agende sua consulta